Índice do Fórum
RegistarPesquisarFAQMembrosGruposEntrar
INSTRUEX 09 (RESCALDO)
Visitar página 1, 2, 3  Seguinte

Responder    Índice do Fórum » Instruex 09 Ver tópico anterior
Ver tópico seguinte
INSTRUEX 09 (RESCALDO)
Autor Mensagem
Lobo

Registo: 11 Fev 2009

Mensagem INSTRUEX 09 (RESCALDO) Responder com citação
Boas,

Venho dar os mais fortes e sinceros parabéns aos GOFE pela iniciativa do INSTRUEX.

É de elogiar o fantástico esforço e a dedicação desta equipa de Airsoft Milsim.

Estas felicitações extendem-se, e de sobremaneira, ao corpo de instructores presentes.

De facto a sua atititude naquele terreno de excepção foi exemplar !

Em jeito de resumo posso dizer que é impressionante toda a logistica e detalhe aplicado, a forma como a equipa do INSTRUEX o organizou e o resultado obtido.

Foi sem sombra de dúvida dos evento de Milsim melhor organizados onde estive presente, de longe aquele onde a relação custo/beneficio foi mais forte (quase tenho vergonha de ter pago apenas 10€, ter tido um fantástico fim-de-semana, regressando com mais rações das que levei Laughing ) é ainda dos eventos que conheço onde mais técnicas se transmitiram.

O INSTRUEX, pelo seu realismo, é sem sombra de dúvida uma referência no Airsoft MILSIM.

Dos restantes instruendos apenas posso dizer que honraram o orgulho e o gosto com que os “nossos profissionais” transmitiram os seus conhecimentos !

Por último, e caso os GOFE, o entendam apresento a minha disponibilidade para divulgar o PATEX junto de jogadores e equipas MILSIM de Espanha pois é um pecado que este tipo de eventos não tenha o mais que devido reconhecimento e uma dimensão que faça justiça à sua EXCELÊNCIA !!!

A todos o nosso MUITO OBRIGADO !

Um grande abraço
Lobo
Com.Sub.Air

Editado pela última vez por Lobo em 08 Mar 2009 23:52, num total de 1 vez
08 Mar 2009 19:39 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Paras

Registo: 03 Mar 2008

Mensagem Responder com citação
http://s300.photobucket.com/albums/nn34/Paras_08/Instruex/

Que Nunca Por Vencidos Se Conheçam
08 Mar 2009 20:28 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lobo

Aguardamos por mais fotos (das centenas tiradas Smile )

Lobo
Com.Sub.Air
09 Mar 2009 09:51 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Frazao
Recon

Registo: 16 Fev 2007

Boas "Instruendos", Camaradas e Amigos

Após 20h de KO técnico venho então fazer o meu rescaldo pessoal do INSTRUEX 09 visto ter sido eu o Oficial de Operações deste evento sinto me na obrigação de vir dar umas curtas palavras.

Começando por dizer que este foi sem duvida o mais complexo e exaustivo evento que tive a honra de ter magicado e coordenado.

No decorrer deste evento foi de uma forma muito superficial ministradas as seguintes instruções:

Marcha Administrativa
Perímetro e Segurança
Destreza Operacional
Técnicas de Sobrevivência
Minas e Armadilhas
Orientação Terrestre
Técnicas de Reconhecimento
Comunicações
Meios Aquáticos
Socorrismo em Combate
Técnica Individual de Combate
Manobras de Combate
Tiro de Combate

No meu entender acho que conseguimos no curto período de tempo transmitir alguns conhecimentos de uma forma generalizada.

bla bla bla a parte o que pretendo mesmo é agradecer publicamente ás equipas que se sujeitaram ao INSTRUEX 2009 com grande postura, dedicação, humildade e algum espírito de sacrifício.

805 Abutres
Airsoft Rangers
Marines Force Recon
Comsubair
SHOT
CATT

A voçes o meu obrigado por terem aceitado o convite sem participantes não existem eventos bons nem maus, mas com participantes como vocês só existem bons eventos. OBRIGADO!!!!

Passamos agora há organização pois foi com grande sacrifício postura e honra que trabalharam em prol de outros.
Os meios humanos desta organização foram os maiores responsáveis pela execução deste evento.
No que me toca " Batalhão de Instrução" atingiu todas as minhas expectativas e mais ainda por forma a atingir um fim que em nada se resume a fácil.

G.O.F.E.
11ª C.A.T.
Airborn
Balão
Viriato
"Corpo de Fuzileiros" de forma indirecta mas sempre responsável por formar Homens e Camaradas como os seguintes:
Martins
Azevedo
Martins

Aos Instrutores o meu maior respeito e admiração pela forma como encararam esta "brincadeira" de fim de semana, e acima de tudo se correu bem foi muito, muito devido á vossa presença e dedicação.
Um grande OBRIGADO!! do "Oficial de Operações".

Corpo de Logística formam vocês os responsáveis pelo o bem estar e moral elevada que os Instrutores demonstraram no decorrer do evento, sem Moral Elevada presenteada por via do vosso trabalho o evento teria sido um fiasco.

Oficial de Logística Susana recai lhe os sinceros agradecimentos da minha parte pois a sua disponibilidade e sentimento de preocupação com o bem estar dos instrutores foi uma constante significativa para o resultado final. Um grande Obrigado!!

Cozinheiro António a sua disponibilidade e competência na sua função foram sem sombra de duvida de excelência numa tarefa que por vezes passa ignorada mas que sem ela nada se movimenta. Um grande Obrigado!!

Mecânico Miguel nem pensar a existência de um evento deste formato sem que a sua presença não fosse significativa de tal forma que não poderia passar indiferente aos meus olhos o agradecimento publico pela sua presença e trabalho no decorrer deste evento. Um grande Obrigado!!

Equipa de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar a vossa postura e sempre presente dedicação ao vosso papel fundamental para o bem estar físico de todos os intervenientes no evento deixaram com certeza uma marca profunda na assistência em eventos deste tipo. Os meus agradecimentos pela dedicação demonstrada ao vosso trabalho. TRIPUEVENTS www.tripuevents.com deu o seu contributo inabalável no decorrer do evento com grande excelência e profissionalismo. Um grande Obrigado!!

Esperarei pelo o rescaldo Oficial dos G.O.F.E. mas devido ao meu papel no evento não poderia vir agradecer publicamente a todos os responsáveis por mais um excelente fim de semana.

OBRIGADO A TODOS!!!

Editado pela última vez por Frazao em 09 Mar 2009 23:04, num total de 5 vezes
09 Mar 2009 17:39 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
pinto

Registo: 29 Jun 2008

boas camaradas.
em 1º lugar agradecer pelo convite, e sempre uma honrra entrar nos eventos org. pelos (G.O.F.E) só tenho a dizer simplesmen-te 5 estrelas
conhecen-do eu aquela guente não esperava outra coisa.

um grande abraço a todos e em especial ao francisco cmdt,ao 2ºfelipe,e ao tenente frazão pelo carinho que demonstraram parante a minha pessoa.
obrigado.

o rescaldo dos 805 abutres, será feito pelo camarada urubu, porque tem mais jeito com as palavras.

instruçaõ dura combate fácil...

Editado pela última vez por pinto em 10 Mar 2009 17:48, num total de 1 vez
09 Mar 2009 18:17 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Yahoo Messenger
urubu

Registo: 06 Out 2008

Caros camaradas, tenho a dizer-vos que foi o melhor evento a que tive o prazer de ir.

Excelente organização, excelentes formadores, excelentes infra-estruturas, excelente campo, .... enfim, foram criadas todas as condições para ser um também excelente fim-de-semana Smile

Gostei imenso do ambiente militar. Acho que todos os praticantes da nossa modalidade deveriam ter um mínimo de aproximação ao rigor, disciplina e postura que são norma nas Forças Militares.

A uniformização da malta trouxe um outro realismo ao cenário e a postura de todos é de enaltecer.. Smile

A instrução de técnicas de progressão, reconhecimento de terreno, orientação, socorrismo, sobrevivência, técnicas de tiro e combate, minas e armadilhas, etc..etc..etc... MARAVILHOSO Wink
Nunca pensei que fosse possível juntar tantas instruções, de elevadíssima complexidade e abrangência, em tão pouco tempo.

Também nunca pensei que me fosse aguentar até ao fim sem atirar a toalha ao chão Very Happy
Agradecimentos aos meus amigos e camaradas de equipa, que me motivaram e ajudaram do início ao fim Smile

O campo é GIGANTE... e BRUTAL Smile
(deu para eu perder o selector da minha SL9... se alguém encontrar, envie pelo correio ou guarde-o para o Instruex 10! Se o amigo Frazão e restante Companhia estiverem dispostos a aturar a malta outra vez :lol!: )

Não vou descrever o decorrer da Instrução... quem foi sabe bem como foi.

Desde o incansável Frazão (e o seu imparável Frazãomobile Very Happy), passando pelos pacientes e competentes Instrutores, grupo de logística e equipa médica, e todos os outros intervenientes que tornaram possível o Instruex 09, estão todos de parabéns Smile

Um GRANDE OBRIGADO ao Frazão, ao GOFE, a toda a organização, a todas as equipas presentes e aos restantes intervenientes neste evento pelo maravilhoso fim-de-semana que nos proporcionaram! Smile
Até me sinto envergonhado por pagar só €10,00. Embarassed

Venha o Instruex 2010 Very Happy

Em nome dos 805 Abutres, deixo-vos um "Grande Abraço" e um "Até Breve",

Urubu

P.S. - As minhas desculpas ao amigo e camarada Russo pela praxe involuntária... e um obrigado ao mesmo também, por me tirar "um peso de cima das costas" :lol!:
09 Mar 2009 20:44 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
cmdt-gofe
Assaulto

Registo: 14 Fev 2007

Este é o rescaldo oficial do GOFE.

Agradecimentos:

Em primeiro lugar queremos agradecer ás equipas presentes, por terem aceite o nosso convite para mais um evento organizado por nós.

Das 10 vagas existentes que a organização tinha planeado para este evento. apenas 6 estiveram presentes e foram elas : ABUTRES, AIRSOFT RANGERS, CATT, CONSUBAIR, MARINE FORCE RECON, SHOT, a todas elas os nossos mais sinceros agradecimentos.

Em segundo lugar queremos agradecer á equipa Equipa de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar da TRIPUEVENTS, www.tripuevents.com , presente durante todas as 36 horas que durou o INSTRUEX 09: NUNO, MÒNICA, SUSANA a nossa Pulguinha a eles também os nossos agradecimentos por terem podido estar presentes neste evento para alguma eventualidade, e ainda por cima a custo ZERO. A toda a equipa os nossos agradecimentos, ficando o GOFE para convosco com uma divida de gratidão.

Aos elementos convidados pelo GOFE, que fizeram parte da ORGANIZAÇÃO e que , contribuíram de forma intensa e exemplar para que o INSTRUEX 09, fosse possível: LÈGIO, PÁRAS, AIRBORN, MIGUEL agora promovido a condutor/mecanico do GOFE, BALÃO, VIRIATO, MAJOR ALVEGA, ANTÒNIO a pessoa responsável pela nossa alimentação , SUZANA agora promovida a 2º Sarg. da Logistica do GOFE.

Aos nossos convidados especiais, FZ. MARTINS I, FZ. AZEVEDO, FZ. MARTINS II, FZ. CARLOS, e porque sem todos vós, teria sido muito mais difícil, ou antes teria sido impossível executar o INSTRUEX 09, a nossa gratidão por tamanho esforço, profissionalismo e dedicação ás missões atribuídas a cada um, é imensa. A todos os nossos mais sinceros agradecimentos e o nosso maior respeito por cada um de vós.

Como não podia deixar de ser o COMANDO do GOFE agradece ainda a todos os seus OPERACIONAIS pelo, esforço dedicação, empenho e espirito de sacrifício colocado no INSTRUEX 09 para que dessa forma o resultado final fosse aquele que havia sido planeado.

E agora o RESCALDO:

Para nós GOFE, o INSTRUEX 09 começou á algumas semanas atrás, pois a logística elaborada para o mesmo, como puderam constatar os presentes foi enorme.

Desde o planeamento, aquisição de materiais até á verificação do locais adequados á execução dos vários exercícios, tudo foi planeado, verificado e testado exaustivamente para que tudo corresse como planeado e sem acidentes, pois essa é sempre a nossa principal preocupação a segurança em tudo o que fazemos .

Para nós GOFE e porque esta é a nossa postura não só no AIRSOFT mas também na vida em geral, gostamos de fazer bem, e não apenas fazer por fazer, dai todo o esforço empreendido por todos nós ORGANIZAÇÃO para que tudo corresse bem, e acima de tudo todos pudessem desfrutar de tudo o que fora criado unicamente para as equipas que estiveram presentes de forma a que passassem um fim de semana cheio de adrenalina.

Se alguém tinha duvidas quanto ao tipo de SIMULAÇÃO MILITAR, vulgo (MILSIM) que gostamos, estas 6 equipas com certeza já não fazem parte dessas pessoas, pois viveram e sentiram-no física e psicologicamente, claro que como se pode imaginar com grau de intensidade adequado, e tendo sempre em conta o nosso
desporto e os seus praticantes.

O INSTRUEX 09 foi criado com objectivo de, partilhar conhecimentos adquiridos por alguns Operacionais do GOFE, não só porque poderão ser importantes se aplicados devidamente no Airsoft como também na vida real e no dia a dia de cada um.

O INSTRUEX 09 como o próprio nome indica teve como base a intrução militar, instrução essa ministrada a esses mesmos Operacionais do GOFE quando no activo nas unidades de Forças Especiais a que pertenceram, dai o facto de e como poderão constatar mais tarde nas fotos, esses mesmos Operacionais envergarem com orgulho, as boinas que ganharam com sangue, suor, lágrimas e com grande sacrifício, após longos meses de duração dos respectivos cursos.

A utilização das mesmas foi pensada como forma de prestigiar enaltecer e respeitar as várias unidades de Forças Especiais Portuguesas representadas, e também como forma de tornar mais respeitável e real todo o INSTRUEX 09.

Pois desta forma a equipa que recebia a respectiva instrução tinha a noção que, quem a estava a transmitir sabia do que estava a falar e não a divagar.

È também nosso objectivo preparar as possíveis equipas com o máximo de conhecimentos para o PATEX 09 pois como já anteriormente divulgamos todos os jogos que o precedem são de preparação para o mesmo.

Em nossa opinião, pensamos ter conseguido pôr em pratica tudo o que havíamos planeado para este evento, pensamos também que todas as equipas presentes desfrutaram e adquiriram novos conhecimentos, saindo desta forma com um novo espirito para enfrentarem algumas adversidade em alguns jogos MILSIM de maior duração.

Desculpas :

O COMANDO do GOFE vem desta forma pedir desculpas a todos os participantes por algo que eventualmente se tenha passado, e que eventualmente não achassem ser o mais correcto, mas tudo o que se passou obedecia a critérios pré estabelecidos por nós comandantes do GOFE, para que desta forma todos sentissem uma ínfima parte da realidade, pois como devem imaginar tudo pelo que passaram poderia ter sido aumentado N. vezes se estivesse-mos a instruir futuros militares de Operações Especiais.

E porque não existem seres perfeitos e coisas perfeitas nem super homens, também nós cometemos alguns erros durante o INSTRUEX 09, erros esses que são desculpáveis principalmente se forem cometidos ao fim 52 horas de trabalho de preparação exaustiva e sem dormir. E porque errar é humano mas reconhecer esses mesmos erros é uma virtude.

Vimos desta forma pedir desculpas publicamente á equipa dos CATT , pela falha na comunicação de algumas informações que fizeram com que não concluíssem as duas ultimas instruções.

Resta-nos esperar que todo o nosso esforço e sacrifício, quer físico quer monetário como devem aqueles que estiveram presentes imaginar, tenha estado á altura das vossas expectativas para este evento e também que continuemos a ser merecedores da vossa presença e camaradagem, em eventos futuros.

Até breve no PSG/SOBREVIVÊNCISA.

Audaces Fortuna Juvat

Editado pela última vez por cmdt-gofe em 10 Mar 2009 16:06, num total de 4 vezes
09 Mar 2009 22:23 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Airborn

Registo: 28 Fev 2007

Mensagem iNSTRUEX 2009 Responder com citação
Em relação ao Instruex 2009 o que posso dizer:

1º No que toca a minha pessoa; só posso dizer que foi uma expriência que me levou a relembrar os tempos de Instrução dos Paraquedistas.

2º Obrigado pelo convite que me foi dirigido pela equipa G.O.F.E para fazer integrar o Batalhão de Instrução.

3º Um grande obrigado sem EXCEPÇÃO aos camaradas do Batalhão de Instrução.

4º Um obrigado e os meus parabéns a todas as equipas que parteciparam que com a vossa dedicação fizeram com que o nosso trabalho fica-se mais facilitado e de nos fazerem sentir que cumprimos com o nosso objectivo.

5º Um grande obrigado á Secção da Logistica (Susana e Cozinheiro António) sempre precupados com o bem estar do Batalhão de Instrução, Um grande Obrigado!!

09 Mar 2009 22:34 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Mistrix

Registo: 10 Mar 2008

Depois de ter visto algumas fotos e dos rescaldos que aqui vi mas que tambem não tinha duvidas que assim foçe, quase me vieram as lagrimas aos olhos de pensar que não pude estar presente devido a falta de elementos que se negaram a ultima da hora.
Espero mesmo assim que em futuros eventos poçamos estar ou pelo menos tentar estar presentes.
Obrigado pelo convite e espero que me desculpem pela falta de comparencia da minha equipe.

Abraço
Mx

http://mercenarios.forumeiros.net
10 Mar 2009 00:16 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
PENALEVE

Registo: 26 Jul 2007

O meu obrigado ao GOFE e aos Instrutores pela passagem de conhecimentos e valores, grandes profissionais e camaradas.

Só quem esteve no Instruex sabe a Logistica que este teve para nos dar um optimo fim de semana, e tudo feito sempre com grandes condicões de segurança.

E venha o PSG/Sobrevivencia, que já me ando a babar Very Happy

Mais uma vez o meu obrigado.
10 Mar 2009 09:22 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
SeekND

Registo: 06 Mai 2007

Olá!

Depois desta instrução eu e os Rangers estamos practicamente sem palavras.

O nivel de profissionalidade e competencia de cada instrutor que nos esperava nos varios pontos não podia ser maior.
Notou-se durante o jogo que todos os horarios e infimos pormenores tinham sido vistos e revistos à exaustão.

Eu e os Rangers aprendemos tantas, mas tantas coisas que não só dão jeito no mundo do airsoft num jogo que dure 24h ou num jogo que dure 5 minutos, mas também coisas que nos podem ajudar no mundo real.

Patrulhas, passa palavra, perimetros, viragem de bote, minas (de airsoft), primeiros socorros, comunicações por radio, extracção de feridos, progressão com contacto, observação, orientação, tiro ao alvo, sobrevivencia e como fazer pão!

Estas são apenas algumas coisas que ainda estão frescas na minha cabeça desde este fim de semana e sinto verdadeiramente que ganhei conhecimentos uteis para mim e para os Rangers como equipa.

Queria apenas agradecer à organização pela oportunidade que nos deram para aprender todas estas coisas e dar os parabens pela fantastica capacidade organizativa e profissionalidade que teem.

PS: Os Rangers Ashx e Trash3r ficaram malucos com o bote e não se calaram a instrução inteira que queriam voltar Smile

Eu pessoalmente adorei a parte das minas e da observação\orientação Smile
10 Mar 2009 09:58 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Lobo

Fotos... fotos ... fotos !!!!!!!!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Lobo
Com.Sub.Air
10 Mar 2009 12:52 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Pulga

Registo: 08 Out 2007

Nao tenho muito jeito para escrever, mas em relação ao INSTRUEX 09 tenho a dizer:

1- Pedir desculpa á equipa CATT por nao ter passado toda a informaçao quando os larguei no terreno.

2- Agradecer pessoalmente a todas as equipas presentes no INSTRUEX 09.

3- Agradecer a toda a ORGANIZACÂO, Equipa de Logistica (2ªsarg Susana e Sr. Antonio) e Equipa de Tecnicos de Emergencia Pre-Hospitalar.

4- Agradecer em ESPECIAL o voto de confiança do meu Binomiu e Ten-Gofe Frazao em toda a Op.

Por ultimo espero que da instrucao que dei (Socorrismo) tenha sido esclarecedora e util para cada um dos presentes no INSTRUEX 09 e que tenha atingido os objectivos do meu Comando-GOFE, aos instruendos qualquer duvida que surja no dia-a-dia estarei aqui para ajudar.

Editado pela última vez por Pulga em 10 Mar 2009 20:45, num total de 1 vez
10 Mar 2009 18:40 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail MSN Messenger
Joel Abreu

Registo: 20 Ago 2007

Boas a todos.

Da minha parte, como auxiliar de instruçao, no ponto de sobrevivencia, quero agradecer a todos os que la passaram, pois foram espetaculares na forma e postura em que se apresentavam, e ouviam a instrucçao.

Quero tambem agradecer aos meus camaradas do corpo de instruçao, ao pessoal da emergencia medica, ao nosso cozinheiro, e a nossa nova 2º sar. gatinha pelo apoio dado a todos nos.

Um obrigado aos Fuzileiros que vieram nos ajudar a pedido do meu Tenente Frazao, pelo espirito, dedicaçao e conhecimento que deram aos instruendos.

Ao FZ Martins, que esteve comigo no ponto de sobrevivencia, um obrigado pelo avontade com que tiveste comigo, pelo que tambem eu aprendi contigo, e pelo teu conhecimento e vontade de ensinares todos os que la passam, sempre pronto para responder a questoes que algum deles tivesse.

Se o respeito e admiraçao que tinha pelos Fuzos era grande, pelo tempo que tou com o Frazao, Freemind, e que tive com o Cunha, voces ainda o elevaram mais.

quero tambem agradecer ao meu Cmd e ao meu 2º Cmd, pela confiança que depositaram em mim para estar nesta instruçao. Tal como disse acima, tambem voces elevam o meu respeito e admiraçao pelos Comandos, tal como o meu colega e camarada Russo. realmente onde voces vao, cumprem o vosso dever.

Nao esqueço tambem, o meu colega e camarada Macguyver, Airborn, Legio e Para pelo vosso empenho, pois tal como disse em relaçao a eles, tambem voces dao o justo valor a admiraçao e respeito que tenho pelos Paraquedistas.

Todos voces, apesar dos diferentes ramos e especialidades, e das constantes guerras entres forças, servem o nosso pais com a mesma finalidade e honra, e com pena minha que o povo portugues so se lembre do que por vezes passam e sofrem, quando de voces precisam.
10 Mar 2009 18:49 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
russo cmds
Assaulto

Registo: 21 Jul 2007

eu tb desejo dar uma palavra de agradecimento e tb em reconhecimento a todas as equipas que passaram pela minha estação
- a atenção prestada ás materias
- o interesse demonstrado
- a atitude seria que todos mantiveram
- o respeito pelas regras establecidas
apenas me dizem que valeu a pena o esforço ( tanto o meu como dos meus camaradas).

peço desculpa por ser o instrutor que mais "enganou" os instruendos foi no interresse da intrução.
agora mais a serio: faço minhas as palavras dos meus companheiros em pedir desculpa pelas situações menos consguidas, o cansaço já ia muito alto e nós tb somos humanos, posso vos garantir que para o fim ja nem nós nos entendiamos, quer fosse pelo cansaço quer fosse por nervosismo.
Laughing Laughing
akele abraço e espero por vcs na proxima op gofe ou nunma outra qualquer op por ai.

ps: camarada urubu. eu não me lembro de situação nenhuma... e tu? Rolling Eyes

10 Mar 2009 18:59 Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar tópicos anteriores:    
Responder    Índice do Fórum » Instruex 09 Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2, 3  Seguinte
Página 1 de 3

Ir para: 
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum